Um olhar ansioso

20:46

Eu sou ansiosa.

Não, eu não estou ansiosa.

Eu sou ansiosa!

Por quê?

Se eu estivesse em crise a minha vontade seria de te dar um soco na cara, chorar e sair correndo ao mesmo tempo.

Pessoas ansiosas não têm um motivo, é uma questão, segundo estudos, de má interpretação dos impulsos recebidos pelo nosso cérebro. Ou seja, o cérebro de um ansioso responde de maneira diferente.

Lidar com um ansioso, por vezes, pode ser difícil, mas entenda que o que, às vezes, externalizamos, é apenas a ponta do iceberg. Aqui dentro está acontecendo uma revolução muito pior.

É difícil estar irritado, aflito, nervoso, agitado - mais que o normal - sem motivo aparente. Então não peça explicações, ficamos mais ansiosos com isso.

Existem dias ensolarados, fáceis, tranquilos, positivos, felizes e otimistas. A maioria deles, no meu caso. "Sou ansiosa" há muito tempo, desenvolvi certos macetes. Mas há dias nublados, e esse "mau tempo" toma conta de tudo, bagunça tudo, tira as coisas do lugar, há dias em que ele vence.

Nesses dias travamos uma batalha diferente, não contra a ansiedade, mas contra deixar-se perceber como ansioso. Nesses dias nos questionamos sobre tudo, nada mais faz sentido, estamos em meio a uma Terceira Guerra Mundial que só existe na nossa cabeça. Tentamos ser racionais ao máximo, às vezes não dá, me desculpem por isso. Mas com certeza é um dia para não tomar nenhuma decisão.

É uma doença? Sim. Isso pega? Não. Existe cura? Até onde sei, não. Existe tratamento? Sim, mas ninguém quer ser escravo de remédios. Existem crises? Sim, elas vão surgir em algum momento. Fazer exercício ajuda? Muito, mas é difícil. Por que tem que demorar tanto pra surtir algum efeito? Ansiosos não têm muita paciência.

Eu me tornei uma pessoa metódica, a sensação de controle sobre as variáveis diminui minha ansiedade. Perdi o controle. Me tornei incapaz de sair do planejado, não me permitia relaxar, estava sempre preocupada, se algo de diferente acontecesse era sofrimento na certa.

Encontrei um meio termo. Sei que preciso de um certo nível de controle para funcionar bem, mas sei que posso relaxar, posso não planejar um final de semana do início ao fim, posso aceitar um convite inesperado para jantar. Resolvi não tomar grandes decisões a longo prazo, pois o fato de a vida não seguir o script piorava a situação.

Hoje? Estou surtada. Fui vencida. Ninguém percebeu, eis um vitória. Nesses dias, o pior acontece aqui dentro, então foco em guardar só para mim, ninguém precisa saber. Mas eu resolvi contar, porque as pessoas não sabem a diferença.

Acham que estar ansiosas por algo que está por vir se compara a ser ansioso, que é tão fácil, que passa. Claro que passa, mas imagine a sensação de esperar por nada, se incomodar por nada, se irritar por nada, chorar por nada.

Sempre me perguntaram porque, e eu já inventei inúmeras respostas, algumas delas faziam parte do que eu estava sentindo, outras eram lorotas, eu não tinha uma explicação. Hoje eu sobrevivo, eu lembro que vai passar, que só hoje eu perdi a batalha, amanhã eu serei eu novamente, mas acontece que a ansiedade faz parte de mim.

Então saiba, eu sou ansiosa, não é sempre fácil, tente ser compreensivo, se puder, seja fraternal, em momentos de crise, tudo que não precisamos são críticas.

Eu sou ansiosa. Mas eu também sou boa, amável, confiável, determinada, leal, esforçada e, acima de tudo, eu luto contra a minha ansiedade, todos os dias, então sim, apesar de todas as nossas dúvidas, somos fortes e corajosos.


You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook