De Caráter

10:06

Eu sempre ouço as pessoas dizerem "o fulano é uma pessoa de caráter". Pra mim é a mesma coisa que me dizer "o fulano tem boca", ou seja, não quer dizer nada. Caráter todo mundo tem, a diferença é que algumas pessoas tem bom caráter, já outras nem tanto... E estou aqui pra fazer um apelo ao bom caráter, tão escasso hoje em dia: o que proporciona a convivência em sociedade de uma forma harmoniosa são certas regras implícitas de convívio, como bom senso, respeito ao sentimento alheio, à amizade, aos relacionamentos, honestidade, humildade... Me pergunto onde foi parar a empatia? Colocar-se no lugar do outro e não fazer aquilo que não desejamos que fizessem conosco.

Então você me diz: "se me faz feliz não é errado". E daí eu penso comigo: o psicopata fica feliz em matar pessoas; o estuprador e o pedófilo ficam felizes ao abusar sexualmente; o ladrão fica feliz em roubar; o corrupto fica feliz em tirar vantagem; o mentiroso fica feliz em enganar. Então tudo que eles fazem também é certo? Se todo mundo fizer tudo que lhe deixa feliz voltaremos ao tempo dos bárbaros. Eu adoraria cortar uma meia dúzia de cabeças de umas certas criaturas que me tiram do sério, roubar um banco e viver cheia da grana e tranquila, ou você acha que eu me mato trabalhando que nem uma cavala só por amor a profissão?

Mas o fácil é arranjarmos desculpas e justificativas para nossos atos. Só que o que quero ver é bater no peito, assumir o erro e suas consequências, tentar consertar consertar a situação, se possível, arrepender-se e não insistir em continuar o erro consolando-se com falsos pretextos que não explicam e nem justificam coisa alguma. Porque ter bom caráter, infelizmente, é pra poucos.

You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook