Emprego Novo

13:03


Começar em um novo emprego é um acontecimento dúbio. Por um lado, é sempre bom algo novo, conhecer novas pessoas, ter novas aspirações, isso dá um novo ânimo na nossa rotina, mas por outro lado todo início provoca uma ansiedade e tédio, por assim dizer.

Ficamos ansiosos pelo inesperado, será que iremos gostar dos colegas? Será que seremos capazes de corresponder ao que a empresa espera da gente? Será que vai dar certo? Será que iremos gostar dos colegas e da empresa nova? Como qualquer outra mudança, assumimos um certo risco, mas sem riscos não seria possível viver, então é melhor tentar manter a calma, fazer uns exercícios de respiração e força na peruca.

Outro ponto é que todo emprego novo é moroso no começo, não conhecemos as normas e cultura da empresa, nem os processos, não sabemos como as coisas funcionam, então passamos por integração, leitura de manual, treinamento, solicitação de acessos, todas essas coisas que são burocráticas e parecem demorar mil anos, pois estamos cheios de energia, querendo colocar a mão na massa, mas ainda não estamos preparados.

Essa é a pior parte pra mim, a espera do início. Eu que sou muito agitada tenho dificuldades em sobreviver a esse período, morro de tédio e ansiedade, mesmo sabendo que é assim mesmo, que temos que passar por isso e não tem como sair fazendo tudo sem o devido preparo.

Sorte é termos colegas queridos, de uns tempos para cá tenho tido sorte com meus pares, geralmente as pessoas com quem trabalho diretamente acabam muitas vezes se tornando minhas amigas, e olha que eu não sou lá muito sociável.

O papel do Gestor imediato é fundamental nesse início, pois é ele o responsável por orientar essa pessoa ou designar alguém que o faça, caso contrário a pessoa vai ficar perdida e mais tempo vai demorar para que ela possa começar a trabalhar efetivamente.

Enfim, sei que o emprego novo pode não ser aqueles dos sonhos, que os colegas podem ser arrogantes, que o chefe pode ser displicente e talvez você se sinta fora de contexto, acontece com todo mundo, por isso é importante fazermos algo que, apesar de qualquer pesar, seja algo que nos satisfaça, pois nem sempre podemos escolher onde estamos, mas a escolha sobre o que fazemos é nossa.


You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook