Amizade Verdadeira
14:52Eu não quero um milhão de amigos, quero, pelo menos, ter um amigo de verdade. O que, graças ao bom Deus, eu tenho. Tenho amigos de infância, e outros que não conheço há tanto tempo, mas cuja amizade foi conquistada e semeada com sinceridade. Amigos de verdade são a família que escolhemos, são anjos em nossa vida.
Amigo de verdade é aquele pra quem você não cria personagens, pra quem você mostra seus defeitos e fraquezas sem medo de ser julgado, pois ele te conhece melhor que você mesmo e te ama do jeitinho que você é, com seus defeitos e qualidades. É pra ele que você corre quando a coisa aperta, pois você sabe que com ele pode contar, ele não vai te deixar na mão. E não importa o que aconteça, se um pisar na bola o outro perdoa. Pode passar o tempo que for, pode vir a distância, mas a amizade verdadeira permanece.
O amigo de verdade não passa a mão na sua cabeça, não é aquele que aplaude tudo que tu faz, mas que na hora do vamos ver some. O amigo de verdade aponta teus erros e te dá o maior esporro, mas permanece do teu lado e assume a bronca junto contigo. Ele é aquele que te oferece a mão quando você tropeça e cai. Ele sempre sabe o que falar, e também sabe a hora de não falar nada.
O amigo de verdade nos deixa chutar o balde, mas nos traz de volta à realidade quando estamos passando dos limites. Ele te valoriza pelo que você é, e fica indignado quando os outros não o fazem, e mais ainda quando você não o faz. Ele nos deixa cometer nossos próprios erros e não vem com o famoso "eu te disse", ele se arria na tua cabeça e não te deixa esquecer a lição que você aprender, mas não vem com falso moralismo.
E existe, sim, amizade verdadeira entre homem e mulher. Meu melhor e mais antigo amigo é homem. Nos conhecemos há quase 22 anos e nunca aconteceu nada, então deixe de ser malicioso. Amizade não tem nada a ver com sexo, credo, cor ou qualquer outra característica. Tem a ver com compreensão, respeito, cumplicidade, lealdade, e por aí vai.
Com o amigo verdadero as coisas são simples, vocês podem fazer nada em silêncio que não vai ser esquisito. Não há aquela necessidade de se fazer programas extraordinários, ou ter sempre algum assunto interessante. Vocês podem discutir assuntos sérios ou passar uma tarde inteira falando besteiras.
Nesse mundo doido de hoje, eu agradeço e valorizo os amigos que tenho, pois eles são raros. Espero que você tenha tanta sorte quanto eu.
3 comentários
Tenho poucos, mas verdadeiros amigos. Também tenho sorte =)
ResponderExcluirAo contrário do que deveria ser óbvio, não tenho muitos contatos com dois grandes amigos de infância. Nem por isso, nossa afinidade diminuiu. Sei onde encontrá-los e o inverso também é verdadeiro.
ResponderExcluirUm tempo atrás, conheci uma pessoa. Ela do convívio de um deles.
Fiquei sabendo através dela - que esse amigo - sempre citava meu nome nas rodas de conversas.
Gostei de saber que mesmo “distante”, meu amigo, sempre lembra mim você.
Márcio Reichert
E quem disse que pra estar junto precisa estar perto.
ResponderExcluirUma das minhas melhores amogas mora em Lajeado e não a vejo há uns dois ou três anos, mas nossa amizade continua a mesma...